Maria de Oliveira Dias

Sou Health Coach pelo Integrative Nutrition NY e Plantbased chef pelo Plantlab LA, com especialização em Raw Desserts e Raw Food. Ensino a prática de uma alimentação baseada em vegetais no Curso “Fazer da Cozinha uma Farmácia” na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Desenvolvo e crio receitas plantbased para o The Tasty Studio em Lisboa. Especializei-me em consultoria gastronómica para o canal HORECA.

Aos 12 anos tornei-me vegetariana e descobri um mundo novo de sabores. Estudei na Université de Louvain, na Bélgica, mas a minha paixão pela representação levou-me a passar as provas na conceituada escola de teatro Cours Florent, em Paris, onde entro e me diplomo 3 anos mais tarde. Durante 5 anos vivi e trabalhei como actriz, em Paris, enquanto alimentei a minha paixão pela culinária testando receitas, acumulando livros e frequentando cursos de pâtisserie.

Em 2005 ganho uma bolsa para estudar teatro no Actor’s Studio, em Nova Iorque, onde tenho a oportunidade de trabalhar com nomes conhecidos com Harvey Keitel e Phillip Seymour Hoffman. Volto para Portugal no ano seguinte e torno-me Mestre em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras de Lisboa um ano depois. Consecutivamente trabalho em diversas companhias de teatro, crio a minha própria companhia, trabalho como actriz e encenadora e participo em diversas telenovelas e séries nacionais e internacionais. Cozinho muito, sempre. E apaixono-me por uma horta.

Em 2010 crio o blog The Love Food, um blog pioneiro de receitas saudáveis, veganas, simples, sazonais e deliciosas, com receitas da horta para o prato. Estudo culinária macrobiótica no Instituto Macrobiótico Português e desenvolvo competências em workshops variados, como por exemplo, com as chef’s Tatiana Cardoso, Sarah Britton, David Frenkiel, Ella Woodward, entre outros. Com o blog, desenvolvo e partilho receitas saudáveis e organizo eventos e workshops por todo o país, que esgotam rapidamente.

Em 2013 parto para São Paulo para estagiar no restaurante natural Moinho de Pedra onde fiquei responsável pelo desenvolvimento de sobremesas saudáveis e gourmet.

Um ano depois voltei para Lisboa, criei a empresa The Love Food, onde desenvolvi uma cozinha de fabrico artesanal de delícias saudáveis, integrais, adoçadas com geleias naturais, com ingredientes sazonais e de produção local. Durante 5 anos o The Love Food forneceu mais de 100 lojas em todo o país e ilhas, serviu caterings para os mais diversos eventos. Com esta empresa, desenvolvi competências relevantes de operação industrial e comercial, criei e liderei uma equipa fantástica e alcancei resultados extraordinariamente relevantes do ponto de vista pessoal e profissional.

Em 2016 lancei o meu primeiro livro, “Os Básicos da Cozinha Vegana”, que esgotou rapidamente e que começa os seus ciclos de reedição com a editora 2020. Em 2018 lancei o seu segundo livro, “Cozinha Vegana para Bebés, Crianças e Famílias Saudáveis”, com a editora 2020.

Durante o ano de 2017 tenho o privilégio de aprender e trabalhar com João Silveira Lobo, gestor e professor de Estratégia na NOVA School of Business and Economics, vice-presidente da Agência Lusa, fundador e diretor na The Natural Step-Portugal, Associação para o Desenvolvimento Sustentável, e ex-administrador em empresas do grupo Sonae.

Sou mamã. E adoptei dois cães e um gato.